quarta-feira, 1 de agosto de 2007

REPORTAGEM SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL

Estudo vincula furacões ao aquecimento global
Seg, 30 Jul, 09h51
Por Jim Loney
on error resume next
p=IsObject(CreateObject("ShockwaveFlash.ShockwaveFlash.5"))

if(window.yzq_d==null)window.yzq_d=new Object();
window.yzq_d['slIhAESO5L0-']='&U=13bqvo3si%2fN%3dslIhAESO5L0-%2fC%3d605240.11028771.11607459.5205557%2fD%3dLREC%2fB%3d4721596';
MIAMI (Reuters) - O número médio de furacões em cada temporada no Atlântico dobrou no último século, em parte devido ao aquecimento do mar e da mudança dos ventos provocados pelo aquecimento global, segundo estudo divulgado no domingo.
Os pesquisadores há anos discutem se a mudança climática causada pelos poluentes de carros, das fábricas e da atividade humana em geral provoca tempestades mais freqüentes e intensas.
O novo estudo, publicado pelo site Transações Filosóficas, da Real Sociedade de Londres, disse que o aumento das tempestades tropicais e furacões nos últimos cem anos está fortemente relacionado ao aumento de 1,3 grau na superfície dos mares.
Neste ano, o influente Painel Intergovernamental sobre a Mudança Climática determinou que a atividade humana influencia o aquecimento e "provavelmente" também os furacões.
No novo estudo, conduzido por Greg Holland, do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica, e Peter Webster, do Instituto de Tecnologia da Geórgia, foram detectados três períodos desde 1900 nos quais houve um aumento repentino das tempestades, seguidos por fases de estabilidade.
De 1900 a 1930, havia em média a cada ano quatro furacões e duas outras tempestades tropicais. De 1930 a 40, a média anual subiu para cinco furacões e cinco outras tempestades. De 1995 a 2005, a média aumentou para oito furacões e sete tempestades.
Em períodos imediatamente anteriores, a superfície do mar esquentou 0,7 grau antes de 1930, e um valor similar antes de 1995. "Esses números são uma forte indicação de que a mudança climática é um importante obstáculo no aumento no número de furacões no Atlântico", disse Holland em nota.
Céticos dizem que os dados sobre furacões no começo do século 20 não são confiáveis, porque provavelmente muitos ciclones se formavam e morriam sobre o mar sem que ninguém soubesse.
Dados mais confiáveis começaram a surgir em 1944, com observações aéreas, e ainda mais a partir de 1970, com o uso de satélites. Mas Holland e Webster disseram que a intensificação do fenômeno não pode ser atribuída só à melhoria das observações.
"Fomos levados à confiante conclusão de que a recente elevação na freqüência dos ciclones tropicais se deve em parte ao aquecimento do efeito estufa, e este é muito provavelmente o efeito dominante," escreveram os autores.
Em 2004, quatro violentos furacões (Charley, Frances, Ivan e Jeanne) atingiram a Flórida. Todos ficaram entre as quatro tempestades mais destrutivas na história dos EUA.
Em 2005, registrou-se o recorde de 28 tempestades, das quais 15 viraram furacões, inclusive o Katrina, que provocou prejuízos de 800 bilhões de dólares e matou 1.500 pessoas. A temporada de 2006 foi relativamente branda, com dez tempestades e furacões.

21 comentários:

Gih disse...

oooooooodiei

Blogs disse...

Nossa esse aqui deve ser o pior de todos!!!!!!!!!!

Unknown disse...

isso é um cuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Nino Alargador kkk³ disse...

Puta que pariiu quee meerda ée essa!

Nino Alargador kkk³ disse...

Puta que pariiu quee meerda ée essa!

Andrêssa Andrade disse...

que Trem mais SEM graça!!!!
Não dá pra entender nada!!!
EU HEM....

medao disse...

quem foi o filha da puta que escreveu isso aki e uma merda nao entedi porra nenhuma isso e um cuuuuuuuuuuu nao perca seu tempo lendo essa porra tente e descobrir quem foi o viado que boto essa merda na net

medao disse...

isso aqui e uma bosta nao entedi porra nenhuma nao perca seu tempo lendo essa droga isso aki e um Cuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu quem foi o filha da puta que escreveu isso fica botando merda da net

medao disse...

isso aqui e uma bosta nao entedi porra nenhuma nao perca seu tempo lendo essa droga isso aki e um Cuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu quem foi o filha da puta que escreveu isso fica botando merda da net

medao disse...

joaozanin_lopes@hotmail.com dis vai se fude viado que enfio essa porra na netttttttttt tenho uam coisa a declarar (sou professsor de geografia)mais nao e por isso que eu nao posso falar palavroes certo entao manda esse puto enfia essa cara de pau no meio do rabo dele cara vou te mandar um canudo enorme pra vose tomar no cuuu o seu leite de goza porque alguem enfio o pau no sue cu e saio meuioto leite ai voce queria toma oooooooooo

Unknown disse...

q droga é essa???????????????

Kathleen disse...

Nossa...Onde esse mundo vai parar...
Daqui a pouco vao achar que animal é automove

Unknown disse...

PQP VELHO KEM FOI O FDP Q ESCREVEU ESSA MERDA VTNC CARAIO ESSE DEVE SER O PIOR DE TODOS DAKI A POUKO VAO FALAR Q O NOME CIENTIFIKO DAS PALANTAS É CARRO

Unknown disse...

CRISTIANE
Achei muito interessante a reportagem e foi muito util para minha pesquisa na escola,isto tudo vem acontecendo por causa do homem que vem contribuindo cada vez mais para os desastres da natureza é a resposta da natureza para o homem,acho que esta na hora de parar de poluir e destruir tanto como vem acontecendo.

-Evelyn malukiinháá disse...

oh !! fala sério ñ dá para entender nadinha de nada pow bota algu mais enteressante ♥♥♥♥

-Evelyn malukiinháá disse...

que bosta

-Evelyn malukiinháá disse...

isso ñ faz o maio sentido eu ñ entendi nada pow




pow fala sério bota coisa melhorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

Unknown disse...

pro pessoal que nao entende isso é uma merda msm :/

Unknown disse...

isso é uma merda vai garra vergonha na cara .... esse é o pior de todos esmo giovana

Anônimo disse...

barabara: achei a materia muito imteresante e nus insina a cuidar cada dia mais do meio ambiente

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.